quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Solta a voz!

No Conservatório Mineiro de Música, prédio construído em 1926 e entregue em 1950 para a Universidade Federal de Minas Gerais, os semifinalistas do Prêmio Cultura Viva se reuniram a tarde para se conhecerem pessoalmente. Teve gente de todas as partes do Brasil, empolgada para apresentar sua cultura regional.

Célio Turino, do MinC, esteve presente e explicou porque o Ministério investiu no Prêmio Cultura Viva. "A idéia de se premiar foi para estabelecer um diálogo com essas iniciativas que vai além dos Pontos de Cultura. Queremos desenconder o Brasil", falou.

Para o ano que vem, Turino quer investir na formação dos semifinalistas da primeira e segunda edição.

Depois, o pessoal do Conservatório apresentou o prédio, que é patrimônio histórico, e explicou um pouco sobre o surgimento de Belo Horizonte.

O pessoal do Centro-oeste soltou a voz

A She, formadora e pesquisadora do Cenpec, dividiu o grupo por regional e cada um teve que apresentar algo típico de sua região. A música foi uma unanimidade e ouvimos diversas cantigas e danças típicas. Teve gente que soltou o gogó, teve gente que tirou o outro para dançar, teve gente que ficou meio acanhado, cantando baixinho atrás do colega. Até o pessoal do Cenpec fez uma dramatização da correria que é fazer o Prêmio Cultura Viva. Eu, como sou do Cenpec, fiz uma participação especial. Mas morri de vergonha.

Adivinha só se esse grupo com o berimbau não era do Nordeste

Amanhã os grupos voltam a se reunir, dessa vez não mais separados por regiões.

3 comentários:

Anônimo disse...

ai, q linda!
Queria ver vc se apresentando.

bjs

dulce

Anônimo disse...

A Lelê morta de vergonha?? Fala sério! rsrs... Queria estar aí pra ver essa turma do Cenpec "dramatizando"!
Bjos!

Anônimo disse...

Por motivo de doença não pude estar aí...que pena,eu ia dar um show de carimbó pra vocês verem.Eliana(Projeto Sol Solidário-Pará)