terça-feira, 13 de novembro de 2007

Os semifinalistas do Prêmio Cultura Viva no Centro Cultural da UFMG

Estilo Cultura

E para a Dayane, que gosta de moda, aí vão alguns estilos do pessoal que transitava pelos prédios públicos de Belo Horizonte:

Dom


O modelito de Dayane no texto abaixo foi todo produzido dentro da Ação Comunitária do Brasil, do Rio de Janeiro. Um grupo de pessoas cuida do estilo das peças, outro da costura e as estampas ficam por conta de Paula, Natalie, Charles e Dom, todos jovens de 16 a 21 anos.

Dom é o nome de José Odair de Oliveira, o mais velho do grupo, que desenha desde os 7 anos, quando ainda era um menino em Bonsucesso, na capital carioca. Na época, sua mãe fazia aulas de ginástica na Ação Comunitária e ele perguntou a ela se na ONG tinha algum curso de desenho.

Com 8 anos, Dom foi aperfeiçoar sua técnica na Ação e hoje trabalha com serigrafia. Também estuda no segundo ano do segundo grau e pensa em fazer um curso de arte quando se formar no ensino médio.

Pelos seus desenhos, recebe uma quantia da ONG e ajuda a família em casa. Mora com os pais e três irmãos. "Desenhar me traz paz, me trouxe amigos. Não sei se conseguiria fazer outra coisa", conta.

Garota carioca, suíngue e sangue bom


Dayane desfila um dos modelos da Ação Comunitária. A foto eu peguei no orkut dela, com autorização da própria.


Dayane Rocha tem 16 anos e é modelo e manequim da Ação Comunitária do Brasil, no Rio de Janeiro. Carioca da Cidade Alta, na zona norte, a adolescente freqüenta a organização desde os seus 14 anos. Mesmo pequenina, sonha em continuar nas passarelas e vai continuar nesse mundo por qualquer porta de entrada: "Além de desfilar, faço um curso de moda e quero fazer faculdade disso. Há seis meses sou uma das bordadeiras da Ação Comunitária. Acho que cada um deve saber um pouco de cada coisa", garante Dayane.

A menina, que mora só com a mãe, também já conheceu o presidente Lula, em um desfile que fez no começo do ano. "Apareci até no Jornal O Dia", diverte-se. Do dia 6 a 11 de janeiro, Dayane estará no Fashion Rio, um dos maiores eventos de moda do Brasil.