quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Mais frases e histórias de Suassuna

"Aurélio Buarque de Holanda, o do dicionário, tem uma boa história sobre o fardão usado na Academia Brasileira de Letras. Quando ele ia para a academia, ele levava o fardão em uma sacola e vestia quando chegava lá. Então, um dia ele saiu atrasado, colocou a farda em casa e desceu correndo para pegar um táxi. O taxista olhou para ele e disse:

- Sois rei?
- Não, não sou rei não, mas ande depressa que eu estou atrasado.
- Não se preocupe, que uma pessoa vestida desse jeito, as outras só começam a falar quando ela chegar."

"Se meu País não me quisesse mais e me expulsassem daqui, eu ia embora para Portugal, porque é o único povo da Europa que tem o bom senso de falar português."

"Um jornalista escreveu que eu falava essas coisas sobre o povo brasileiro e quando eu não tinha mais o que falar, eu inventava. É verdade. Eu não sou sociólogo. Eu sou romancista e dramaturgo, então eu minto."

"Eu sou contra falar mal na presença da pessoa porque eu acho uma falta de educação. Não custa nada a gente esperar o outro sair."

"Alceu Amoroso Lima dizia que do Nordeste para Minas corre um eixo que não por acaso segue o curso do Rio São Francisco. A esse eixo o Brasil deve voltar de vez em quando para não se esquecer de que é Brasil."

"Eu tenho viajado o mundo inteiro e o Brasil é uma unidade milagrosa. Tem umas coisas misteriosas que acontecem por aqui. De repente aparece uma frase genial que se espalha pelo Brasil todo. Eu tenho impressão que é um homem de Goiás quem diz. Ele fica lá, na forma, esperando algo acontecer e de repente ele fala alguma coisa."

"Nenhuma tirania resiste a uma gargalhada que dê três voltas em torno dela."

"A Suiça, por exemplo, Deus me livre nascer em um lugar daqueles. Que país complicado. São 3 línguas. Se eu nascesse em um lugar desses, eu nascia mudo."

"Eu falo português porque além de ser a língua mais bonita do mundo é a mais fácil. Não precisa nem estudar para saber."

"Pergunte para o mineiro mais analfabeto de Belo Horizonte o que é isso (mostrando um copo) e ele vai dizer: é um copo. E em inglês? Não sabe. Mas em inglês, isso se chama glass. E, veja que língua pobre, vidro também é glass. Sabe o que é isso (mostrando o copo novamente)? É glass de glass."

Um comentário:

Eris disse...

Ótimo esse Suassuna!
E ótimo o seu trabalho também Lelê...
Beijocas