segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Belo Horizonte, capital do TEIA 2007

Se a primeira edição do TEIA, em 2006, agitou São Paulo, a segunda promete parar Belo Horizonte. Isso porque no ano passado foram 400 Pontos de Cultura lotando o Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera e em 2007 serão quase 600.

Belo Horizonte, segundo a Wikipedia, tem 2.412.937 habitantes e está entre os três municípios com a melhor infra-estrutura do Brasil, atrás apenas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Originou-se por volta de 1718, quando João Leite da Silva Ortiz formou seu pequeno arraial chamado Curral Del Rei, na Serra do Curral. Nascia a freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral Del Rei, oficializada pela Coroa portuguesa em 1748. Muitos anos depois, recebeu o nome de Cidade de Minas e só então Belo Horizonte.

Hoje, a maior cidade do estado mineiro é também a capital de Minas Gerais, mas nem sempre foi assim. BH só se tornou capital em 1897, durante o governo de Crispim Jacques Bias Fortes. Antes disso, a capital mineira era a cidade histórica de Ouro Preto.

O Cenpec no TEIA 2007

A partir de quarta-feira, dia 7 de novembro, o Cenpec estará na cobertura do TEIA 2007, evento do MinC e da Petrobras.

Para agilizar a cobertura e tentar mostrar os melhores momentos do maior encontro de cultura do País, montamos esse blog, que pode ser acessado pelo site do Cenpec ou pelo endereço: http://cenpecnateia.blogspot.com.

Pretendemos publicar nesse espaço textos, vídeos, fotografias e arquivos de áudio para que todos, mesmo aqueles que não estiverem por lá, possam ter a oportunidade de viver um pouco do que a cidade de Belo Horizonte estará vivendo durante cinco dias.

Boa leitura, informação e divertimento. Porque isso também é Cultura!