quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Frases e histórias de Suassuna


"Minha voz é feia, fraca, baixa e rouca e eu tenho um pigarro desagradável. Hoje sou Secretário de Cultura do Governador Eduardo Campos e já fui Secretário de Cultura do Governador Miguel Arraes, que também pigarreava. E o pessoal achava que eu imitava o chefe."

"Queria começar explicando a minha roupa. Até 1981 eu me vestia como todo mundo; paletó e gravata. Li um artigo de Gandhi que dizia que um indiano pertencente às classes privilegiadas que amasse seu povo não devia usar uma roupa tradicional feita pelos ingleses. Isso seria, além de uma ofensa ao povo indiano, uma forma de tirar uma das únicas fontes de renda da mulher hindu, que era a costura. Então eu não uso mais não. Só uso roupa feita pela costureira."

"Comecei a namorar minha esposa, que está aqui na platéia, em 20 de agosto de 1947. Fizemos 60 anos de namoro, que não acabou, nem acabará."

"Quando eu decidi só usar roupas da costureira, mandei fazer uma branca, uma de mescla azul e uma cáqui. Acontece que eu comecei a ser barrado. E eu achei muito bom. Tenho vocação para ser barrado, o que mostra que não tenho cara de autoridade."

"Três anos depois (de optar pelas roupas da costureira) o presidente de Portugal Mário Soares me deu uma medalha. No convite da cerimônia de entrega estava escrito: Traje esporte fino. E eu pensei 'o que é um traje esporte fino?' Então eu me lembrei que sou torcedor do Sport. A finura ficou por conta do tecido da camisa. E esses são meus trajes para cerimônias (vestindo as cores do Sport Recife: preto e vermelho)."

"Na Academia Brasileira de Letras, eles usam um fardão de cor preto esverdeado, todo enfeitado com bordado imitando ouro. Quando fui eleito para a academia, recebi uma ligação com aquele sotaque desagradável, que já me disseram que é uma média do sotaque do Rio de Janeiro com o sotaque de São Paulo.

- Bom dia, seu Suassuna? Eu sou o costureiro da Academia Brasileira de Letras e vou fazer a sua farda (imitando o sotaque).

- Pode ir falando aí que quem vai fazer a minha farda é a Dite."

*** Depois escrevo mais histórias porque meu tempo aqui no computador acabou.

3 comentários:

Anônimo disse...

*inveja*
sou fã do Suassuna faz tempo!!!!Queria ver uma palestra dele!!!Ele é ótimo!!!E o seu texto, como sempre, primoroso!Beijos com saudades

Anônimo disse...

Tb rola um pouco de inveja, porque gostaria de escutar o Suassuna falar. Mas quando ele esteve no Memorial não fui vê-lo. O sotaque recifense é forte?
Renata

Leonor Macedo disse...

o sotacão é forte, Rê.
Assiste os vídeos que coloquei no You tube (tá dando um pau na ferramenta, depois vou subir direto aqui no blog).