sábado, 10 de novembro de 2007

Mais curiosidades

E quem nasce no Rio Grande do Norte é chamado de Potiguar por conta da tribo indígena que ocupava a faixa litorânea do estado e também da Paraíba. Se Poti quer dizer Camarão, Potiguar significa comedor de camarão. Delícia!

Quem foram Felipe e Clara Camarão?


Felipe Camarão na arte de Victor Meirelles


Felipe Camarão era o nome de branco dado para o índio Poti, da tribo Potiguar que habitava o Rio Grande do Norte. Nasceu no séxulo XVII em Igapó, Natal, e recebeu esse nome para homenagear Dom Felipe II. Além disso, Poti na língua indígena significa Camarão.

O índio foi um dos heróis das Batalhas dos Guararapes, que determinaram o fim do domínio holandês no Nordeste Brasileiro. As batalhas ocorreram no Monte Guararapes, onde hoje está localizado o bairro de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. Junto com o índio Poti, são considerados heróis das batalhas o negro filho de escravos Henrique Dias, e o português Antônio Dias Cardoso.

Mas a companhia mais agradável de Felipe Camarão na luta pela libertação do povo nordestino era sua esposa, Clara Camarão. Também índia, não há registros de seu nome potiguar. Clara era responsável por comandar um exército de mulheres que teve atuação decisiva na batalha de Porto Calvo, em 1637.

Hoje, Felipe Camarão é o nome do bairro onde estão a ONG Conexão Felipe Camarão e a Escola Estadual Clara Camarão, juntas na luta pelos direitos e deveres de crianças, adolescentes e jovens.