quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Cultura do Brasil ou Cultura Brasileira?

Em 2007, são comemorados os 80 anos de Ariano Suassuna, pernambucano, teatrólogo e dramaturgo, autor de obras de arte como o Auto da Compadecida e um grande defensor da cultura brasileira. Eu tinha perdido a aula-espetáculo dele no mês passado, lá no Memorial da América Latina, em São Paulo, mas ganhei a chance de vê-lo aqui em Belo Horizonte, no Palácio das Artes. Bom para dar um fôlego novo na vida.

Suassuna é um sujeito que transpira esperança. Fala de um jeito engraçado, como se estivesse contigo sentado na mesa de um boteco depois do expediente, pensando coisas sérias em meio a muitas risadas. Como um amigo de infância.

O teatrólogo começou falando de futebol e de sua paixão pelo Sport Recife (em São Paulo, ele é Santos e no Rio, Botafogo - desde que esses não joguem contra o Sport); de como as jogadas de Robinho, ex-atacante do Santos, lhe recuperam a alegria de assistir a uma boa partida de bola; de como a ginga brasileira é única. Falou de Garrincha, de Seleção Brasileira, da final da Copa do Mundo de 50. E eu, apaixonada por futebol do jeito que sou, me senti ainda mais em casa.

Depois, Suassuna passeou mais um pouco nas palavras, nas citações e nas histórias e nos deu uma aula (por isso se chama aula-espetáculo) sobre arte brasileira. "Não arte no Brasil, porque esse termo é preconceituoso", acrescentou.

Quando ainda era professor no Recife, Suassuna dava aula de cultura brasileira e certo dia a reitoria da universidade pediu que a aula fosse chamada de cultura no Brasil. "Por que não Cultura Brasileira?", perguntou. "Porque a cultura não é brasileira, a cultura do Brasil é só um episódio na Cultura Ocidental", lhe explicaram.

Mas que absurdo, ele achou. "A cultura brasileira existe sim e vou provar". Então, ele fez uma brincadeira na platéia. Ele colocaria uma música, sem voz, somente instrumental, e nós teríamos que adivinhar de qual parte do mundo ela era.



"Isso é cultura espanhola. E por que não pode ter cultura brasileira? Agora vou colocar outra música e vocês falam da onde é":



Isso é cultura brasileira!

Nenhum comentário: